Pessoal que Visitaram o Blog

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

RECÔNCAVO BAIANO






O Recôncavo baiano é a região geográfica localizada em torno da Baía de Todos-os-Santos, abrangendo não só o litoral, mas também toda a região do interior circundante à Baía.
A região é considerada muito rica em petróleo. Na agricultura a cana-de-açúcar, mandioca e algumas culturas de tropicais são propícias ao plantio. O termo, dicionarizado como brasileirismo, tem como sinônimo apenas recôncavo, na acepção de "extensa e fértil região da Bahia" e deriva da situação geográfica, em torno da Baía de Todos os Santos, que guarda grande riqueza cultural e histórica.
A região foi o berço do samba brasileiro, tendo sido o lugar onde, por volta de 1860, teriam surgido as primeiras manifestações do samba de roda.
Na cidade de Cachoeira, uma manifestação cultural revela o sincretismo que ocorre no Brasil, principalmente na Bahia, que é a Irmandade da Boa Morte, unindo os cultos católicos e das religiões afro-brasileiras.
O Recôncavo baiano é uma região brasileira de enorme influência africana. Para ali foram trazidos milhares de escravos, sobretudo para trabalharem na produção de cana de açúcar.
Um estudo genético realizado em municípios da região confirmou o alto grau de ancestralidade africana na região. Foram analisadas pessoas da área urbana dos municípios de Cachoeira e Maragojipe, além de quilombolas da área rural de Cachoeira. A ancestralidade africana foi de 80,4%, a européia 10,8% e a indígena 8,8%.
Por Andresa Evelyn

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rec%C3%B4ncavo_baiano

2 comentários:

  1. Acho muito interessante a iniciativa do Colégio Antônio Vieira proporcionar conhecimentos sobre a África, que influenciou tanto na cultura brasileira .O recôncavo baiano que foi o pioneiro da vinda dos africanos , que foram trazidos pelos navios negreiros há cerca de 400 anos, foi o começo dessa relação entre a África e o Brasil.Região que tem tanto domínio cultural africano,a qual acolheu os escravos.Também tendo cidades características africana, o recôncavo possui a cidade de Cachoeira , que hoje usufrui da Irmandade da Boa Morte(confraria religiosa), apresentando vários visitantes todo ano.Essa cultura em que vivemos atualmente , é essencial para compreensão da história africana.
    Por: Thalita Argollo

    ResponderExcluir
  2. Acho importante a iniciativa desse texto pois nos mostra a importância do recôncavo baiano para o estado da Bahia , economicamente (na agricultura a cana-de-açúcar, mandioca e algumas culturas de tropicais são propícias ao plantio)e culturalmente ( A região foi o berço do samba brasileiro ) alem disso o local é de extrema influencia africana onde podemos compreender a importância histórica deles e ainda usufruir de toda a sua cultura

    ResponderExcluir