Pessoal que Visitaram o Blog

domingo, 20 de maio de 2012

INTRODUÇÃO



QUANTOS ANOS O PROJETO TEM, E QUAL É O SEU PRINCIPAL OBJETIVO?
O Projeto África tem 10 anos no Colégio Antônio Vieira. Além do objetivo de levar os alunos à pesquisa sobre a história da cultura africana, tem como proposta trabalhar questões ligadas ao preconceito racial e atitudes colonialistas, existentes ainda hoje na sociedade, promovendo um diálogo transdisciplinar.  Busca conscientizar a comunidade vieirense acerca da herança da cultura afro-brasileira e suas contribuições na formação da identidade nacional.

POR QUE O PROJETO ÁFRICA COMEÇOU?
A Lei nº 9.394 que entrou a em vigor dia 20 de dezembro de 1996 retrata que Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
A LEI Nº 9.324.
Essa lei foi bem importante para o Projeto África, pois se ela não entrasse em vigor, o tão conhecido PROJETO ÁFRICA não existiria, e a UNIÃO que a maioria das turmas tem, todos os anos, por causa desse projeto também não existiria e sequer existiria a maturidade que todos conseguem obter através do Projeto África, esse trabalho é do tipo que une as pessoas e não as afasta.

GRUPO:
Amália Carapiá
Yuri Ceo
Thalita Argollo
Vitória Dantas
Paulo Cabral
Iuri Silva

DIAGRAMAÇÃO


GRUPO:
Beatriz Viana
Fernanda Tourinho
Helena Pamponet
Mariana Rios
Pedro Argollo
Wedson Pimentel

FANPAGE NO FACEBOOK: facebook.com/projetoafrica8h


Uma pergunta: Os escravos não fizeram mais do que trabalhar e servir. Correto?



Grupo 2:
Carolina Fiaes
Hisan Santos
Geraldine Sá
Nauan Aguiar
Andresa Evelyn
Camila Tavares

ESCRAVIDÃO MODERNA

Escravidão Moderna

O site da Brasil Escola (http://www.brasilescola.com/) publicou um texto em que se comenta sobre a escravidão nos tempos modernos. É interessante notar que, mesmo após 124 anos do sancionamento da Lei Áurea, pessoas são obrigadas a trabalhar sob a ameaça de indigência, violência física ou psicológica. Segue link da matéria: http://www.brasilescola.com/sociologia/escravidao-nos-dias-de-hoje.htm

Há também uma apresentação com cerca de 20 minutos em que o estadunidense Kevin Bales explica o negócio da escravidão moderna: “uma economia multibilionária que sustenta algumas das piores indústrias sobre a terra.”.



GRUPO:
 Alice Oliveira
Juliana Pombo
Lucas Cauê
Matheus Ché
Natália Miranda

BRASIL. UMA HISTÓRIA INCONVENIENTE


Documentário criado pela BBC no ano de 2000 que mostra a colonização portuguesa e a escravidão no Brasil.

João Pedro Lima e Joel Luiz.


Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=zpNr6KKH8d8

DICA DE FILME - HOTEL RUANDA


HOTEL RUANDA


Dirigido por: Terry George
Com: Don Cheadle, Joaquin Phoenix, Nick Nolte
Gênero: Drama, Guerra, Histórico, Suspense



SINOPSE:
Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.

TRAILER:




DICA DE FILME - DIAMANTE DE SANGUE


DIAMANTE DE SANGUE


Dirigido por: Edward Zwick
Com: Leonardo DiCaprio, Djimon Hounsou, Jennifer Connelly
Genêro: Drama, Aventura, Suspence.



SINOPSE:
Serra Leoa, final da década de 90. O país está em plena guerra civil, com conflitos constantes entre o governo e a Força Unida Revolucionária (FUR). Quando uma tropa da FUR invade uma aldeia da etnia Mende, o pescador Solomon Vandy (Djimon Hounson) é separado de sua família, que consegue fugir. Solomon é levado a um campo de mineração de diamantes, onde é obrigado a trabalhar. Lá ele encontra um diamante cor-de-rosa, que tem cerca de 100 quilates. Solomon consegue escondê-lo em um pedaço de pano e o enterra, mas é descoberto por um integrante da FUR. Neste exato momento ocorre um ataque do governo, que faz com que Solomon e vários dos presentes sejam presos. Ao chegar na cadeia lá está Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-mercenário nascido no Zimbábue que se dedica a contrabandear diamantes para a Libéria, de onde são vendidos a grandes corporações. Danny ouve um integrante da FUR acusar Solomon de ter escondido o diamante e se interessa pela história. Ao deixar a prisão Danny faz com que Solomon também saia, propondo-lhe um trato: que ele mostre onde o diamante está escondido, em troca de ajuda para que possa encontrar sua família. Solomon não acredita em Danny mas, sem saída, aceita o acordo.



Quero ver acertarem essa: Os africanos, já aqui no Brasil, pouco trabalhavam com pessoas de sua mesma nação. Há alguma explicação lógica para isso?


Grupo 2:
Carolina Fiaes
Hisan Santos
Geraldine Sá
Nauan Aguiar
Andresa Evelyn
Camila Tavares
Pessoal, estou com essa dúvida: Podemos dizer que o tráfico negreiro contribuiu para a fixação da cultura africana aqui no Brasil?


Grupo 2:

Carolina Fiaes
Hisan Santos
Geraldine Sá
Nauan Aguiar
Andresa Evelyn
Camila Tavares

PRODUÇÃO DAS MÁSCARAS AFRICANAS


Produção das Máscaras Africanas pelos alunos da Oitava Série Turma H, durante a aula de Arte.









Pessoal, venho aqui perguntar: Os brasileiros valorizam a cultura deixada pelos africanos?

ENTREVISTA COM IRMÃO EPFANIO

Joel e João Pedro entrevistando
Irmão Epifânio

   

Grupo:
João Pedro
Joel Luis
Marriane Sofia
Enrico Madejsk
Luana Araújo

MÁSCARAS AFRICANAS


A utilização de máscaras em cerimoniais é prática comum há milhares de anos na Africa. As máscaras são de fundamental importância nos rituais, sejam de iniciação, de passagem, ou de evocação de entidades espirituais. As máscaras apresentam-se, também, como elementos de afirmação étnica, expondo características de cada grupo. Assim, existe uma grande diversidade de formas e técnicas de confecção.

Além de ser utilizada em diversos rituais e cerimônias,  ela pode  ser combinada com danças, músicas e instrumentos musicais.



Mas se no passado era prática generalizada, o uso de máscaras rituais teve um enorme declínio nas últimas décadas. Entretanto, a manufatura e o emprego destes objetos continuam sendo um aspecto fundamental na identidade de vários grupos étnicos africanos. Por isso, já existem pessoas que trabalham pela preservação deste hábito milenar.



As máscaras são empregadas, basicamente, em eventos sociais e religiosos. Além de representarem os espíritos ancestrais, em alguns casos objetivam o controle de forças espirituais das comunidades para um determinado fim, sejam estas forças benéficas ou malignas.

Fonte:http://pt.scribd.com/doc/85112184/A-utilizacao-de-mascaras-em-cerimoniais-e-pratica-comum-ha-milhares-de-anos-na-Africa