Pessoal que Visitaram o Blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ETNOCENTRISMO


O etnocentrismo trata-se de uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente. Por exemplo, enquanto alguns animais como escorpiões e cães não fazem parte da cultura alimentar do brasileiro, em alguns países asiáticos estes animais são preparados como alimentos, sendo vendidos na rua da mesma forma como estamos habituados aqui a comer um pastel ou pipocas. Assim, o que aqui é exótico, lá não necessariamente o é.

No nosso caso, já que falamos sobre África, Brasil, afro-descendência, o que vamos comentar sobre etnocentrismo é que, o preconceito racial e religioso para com hábitos étnicos e religiosos, infelizmente é algo presente no cotidiano de muita gente. A penumbra de ser perseguido por causa de sua religião vai contra os ideais humanos, e de uma república justa e igualitária, a formação de uma pessoa, seja ela qual for, quando a leva a cometer um etnocentrismo, cometerá ao mesmo tempo um crime, pois todos tem a liberdade de expressão e religiosa, oprimir isso de alguém é um crime grave e leva inclusive cadeia. Etnocentrismo acaba também que por trazer por si um pouco de preconceito racial, que propicia a arrogância de várias pessoas a criticar a cultura e religiosidade do outro.

Fonte:http://www.brasilescola.com/sociologia/etnocentrismo.htm

5 comentários:

  1. O ser humano entende o mundo através da sua cultura, então acaba considerando o seu modo de vida, passado de geração em geração, o mais correto. O etnocentrismo é o mesmo que um determinado grupo étnico considerar-se superior a outro. Tomar conhecimento do outro sem aceitar sua lógica de pensamento acaba sendo a causa de vários conflitos étnicos. Na verdade não existem etnias melhores ou piores que as outras, são apenas diferentes e precisam ser respeitadas, pois é o jeito que as pessoas encontram de se expressarem e entenderem a vida.
    Beatriz Viana Ribeiro - G6

    ResponderExcluir
  2. Não devemos discriminar os indianos só porque eles consideram o boi um Deus, ou os mulçumanos, só porque uma pessoa de um milhão botou as torres gêmeas no chão, ou uma mãe de santo só porque ela acredita em orixás, se uma pessoa não gosta e/ou não acredita, a única coisa que tem pra fazer é respeitar, pois cada um tem sua crença. Se cada pessoa respeitasse a opinião do outro não haveria tantas guerras.
    Yuri de Sá Ceo- G1

    ResponderExcluir
  3. Etnocentrismo vem do latim (ou do grego, eu não sei) e significa etno=etnia e centrismo=centro, ou a etnia central, a melhor, que todos devem seguir. Porém, a melhor coisa que se pode fazer quando não se acredita no mesmo que o outro é respeitar. O etnocentrismo é causa de muitos problemas sociais, politicos e religiosos e dá cadeia. Desrespeitar a etnia alheia e julgar-se melhor que os outros é perigoso, pois acaba causando violentos conflitos raciais. Além do mais, culturas não se medem com sinais de mais ou de menos.
    Alice Cunha F Oliveira - G3

    ResponderExcluir
  4. O etnocentrismo, mesmo hoje sendo algo até considerado crime em alguns países, sempre foi comum nos antigos centros urbanos, em que diversas culturas se encontravam, a exemplo dos romanos, que classificavam aqueles não naturais do império como bárbaros. Porém, no mundo globalizado de hoje, em que o espaço da Terra diminuiu ao nível de uma aldeia global, diversos povos moram “lado a lado”, tornando conflitos étnicos mais propícios a acontecer. Portanto, tem-se a necessidade de aprender a respeitar outras culturas, evitando assim problemas de porte diplomático.

    Por Lucas Carvalho - 8ªH G3

    ResponderExcluir
  5. A natureza humana é preconceituosa, conferindo aos seres humanos essa característica de resistir e temer o desconhecido,o diferente, somente aceitamos o que já estamos acostumados a ver no nosso meio, no nosso dia-a-dia. Foi o que ocorreu quando os europeus chegaram na África: se depararam com uma diversidade de culturas e religiões que eram totalmente diferentes da sua (moldada pelo Cristianismo), o que gerou o problema que o mundo todo sofre, em maior ou menor grau: o preconceito racial e religioso, presente também no Brasil. Essa tendencia tem nome e conceito, e se chama etnocentrismo, que, conforme o dicionário, é a "tendencia de um individuo para valorizar seu grupo,sua religião,sua nacionalidade." Em graus mais elevados, o etnocentrismo pode se tornar uma radical intolerância frente ao que é diverso, justificando guerras como as que a gente vê no Oriente Médio, difícil de compreender.

    Helena Pamponet - 8ªH Nº14
    Helena Pamponet Vilaboim G 6

    ResponderExcluir