Pessoal que Visitaram o Blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

MUSEUS AFRO-BRASILEIROS


Os Museus Afro-Brasileiros são instituições artísticas, que têm como objetivo defender, estudar e divulgar a cultura afro-brasileira. Contribuem para o desenvolvimento de uma educação que estimule as relações étnico-raciais. Também promovem atividades de pesquisa e ensino, procurando difundir e socializar as informações da organização, por meio de cursos e exposições, e proporcionando apoio aos pesquisadores e estudantes que visitam o museu. Dentre estes, podemos citar dois: a Casa do Benin, e a Casa de Angola.
Sendo um dos mais importantes centros baianos de cultura africana desde 1988, a Casa do Benin, localizada no Pelourinho frequentemente recebe exposições temporárias de artistas locais. Possui uma fachada colonial, conta com área para exposições, biblioteca, mini auditório e restaurante. Sua intenção é emitir os laços existentes entre Bahia e Benin, difundindo a cultura do povo beninense em Salvador. Do Golfo de Benin vieram os últimos escravos para a Bahia, quando já era proibido o tráfico negreiro. É uma casa de cultura gerida pela Fundação Gregório de Mattos, e mostra o quanto a influência cultural africana é importante para a formação social de Salvador.
Casa de Angola: Localizada na Baixa dos Sapateiros, é uma exposição onde se encontra tronos, pulseiras, elementos de caça, crença e magia, poder político tradicional e cerâmico, peças oriundas do museu antropológico de Angola. Atualmente a Casa de Angola pode oferecer inúmeras possibilidades de intercâmbio cultural para estudantes e educadores baianos.
Por: Camila Tavares e Geraldine Sá






Nenhum comentário:

Postar um comentário